ARTIGOS
VOLTAR
Impotência Sexual (Disfunção Erétil)

 A disfunção erétil, falha recorrente ou duradoura na manutenção da ereção durante o ato sexual, é um problema mais comum do que se imagina. Quase todos os homens podem enfrentar essa dificuldade um dia, principalmente os que já passaram da casa dos 40. É algo da própria idade, quanto mais velho o indivíduo, mais chances ele tem de apresentar disfunção erétil. Entretanto pode, tambem, ocorrer em pacientes jovens. 

Para estimar a ocorrência do fenômeno, o médico sugere uma regra simples: aos 40 anos a chance de um homem apresentar o problema é de 40%, aos 50 anos, 50%, aos 60 anos, 60% e assim por diante.

As causas da disfunção podem ser divididas em duas: físicas e psicológicas. As primeiras, mais comuns em homens acima dos 50 anos, englobam itens como diabetes, hipertensão, cardiopatia, cirurgia decorrente de câncer de próstata, problemas hormonais entre outros.

Já entre as segundas, mais recorrentes nos mais jovens, destacam-se a baixa auto-estima, ansiedade, stress e depressão. Hoje em dia a principal causa entre os jovens é a preocupação com o desempenho, que vai gerar ansiedade e, por consequência, a não ereção.

 Sempre há tratamento para o problema. Em geral, são oferecidas três opções de remédios ao paciente. Eles costumam ter um índice de sucesso entre 60% e 70%. Para os casos mais graves, há a auto-injeção peniana, que, apesar de mais agressiva, tem praticamente 100% de êxito. Uma terceira medida é a colocação de uma prótese peniana por meio de cirurgia. Ela é indicada para pessoas que terão que usar remédio pelo resto da vida, sobretudo, por apresentarem um quadro grave de diabetes ou por já terem passado por uma cirurgia de próstata.

O hipodesejo sexual está sendo muito valorizado. Por isso, além de se dosar hormônios, o urologista deve estar apto a identificar os anseios e expectativas individuais em relação a sexualidade.

A EREÇÃO AO ALCANCE DE TODOS

De antemão saiba que:

1.Não há pílula milagrosa que resolva todos os casos de impotência sexual;

2. Há vários tratamentos disponíveis e o mais assertivo dependerá do caso. Porém, a participação do paciente é fundamental na escolha;

3. Há tratamento eficaz tanto para o jovem quanto para o homem de mais idade;

4. Quanto mais precoce o tratamento, mais cedo se recupera o prazer do sexo e a qualidade de vida.

Postergar pode agravar o estado físico e/ou emocional do homem, gerar depressão e repercutir negativamente na vida sexaul. 

 

 

Questionário

Este questionário foi preparado para ajudar seu médico a avaliar sua saúde sexual e determinar se vocÊ possui dificuldade de ereção.

Cada pergunta tem 5 respostas.

* Pensando nos últimos 6 meses.

1) Como você classifica sua confiança em manter uma ereção??

(   ) Muito Baixa  (   ) Baixa (   ) Moderada  (   )Alta  (   ) Muito Alta

2) Quando você tem ereções com estímulo sexual, com que frequência suas ereções atingem a rigidez para penetração (penetrar sua parceira)??

(   ) Quase nunca ou nunca

(   ) Poucas vezes (muito menos que a metade das vezes)

(   ) Algumas vezes (cerca de metade das vezes)

(   ) A maioria das vezes (muito mais que a metade)

(   ) Quase sempre ou sempre

3) Durante a relação sexual, com que frequência você conseguiu manter sua ereção após ter penetrado sua parceira?

(   ) Quase nunca ou nunca

(   ) Poucas vezes (muito menos que a metade das vezes)

(   ) Algumas vezes (cerca de metade das vezes)

(   ) A maioria das vezes (muito mais que a metade)

(   ) Quase sempre ou sempre

4) Durante a relação sexual, qual o nível de dificuldade para manter sua ereção até o final da relação sexual??

(   ) Extremamente difícil    (   ) Muito difícil     (   ) Difícil

(   ) Pouco difícil    (   ) Nada difícil

5) Quando você teve a relação sexual, com que frequência ela foi satisfatória para você?

(   ) Quase nunca ou nunca

(   ) Poucas vezes (muito menos que a metade das vezes)

(   ) Algumas vezes (cerca de metade das vezes)

(   ) A maioria das vezes (muito mais que a metade)

(   ) Quase sempre ou sempre

 

 



Dúvidas Frequentes
Posso tomar medicação para ter ereções sempre que quiser?

Não.Pois a medicação oral para disfunção erétil,somente poderá ser usada sob orientação do médico urologista. A disfunção erétil pode estar por trás de outras doenças graves;como Diabetes,dislepidemias e o mais importante ser o primeiro sinal de um futuro problema coronariano (Infarto ).E é proibido para pacientes que fazem uso de Nitratos.

Se eu falhar uma unica vez,devo me preocupar?

O fato de se ter uma ereçao frusta não significa necessariamente  estar com um problema.Pois tudo vai depender do momento, se houve ingestão de drogas,etc.Se o problema persistir, aí sim um urologista deve ser procurado.


ENTRE EM CONTATO
3311-9137
WHATSAPP
54 99270-0303
ENVIE UMA MENSAGEM
pedrosodouglas913@gmail.com
ENDEREÇO
Rua Uruguai, 1570/605 - Centro
CEP: 99010-112 | Passo Fundo - RS

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa política de cookies.