É uma alteração funcional da bexiga em que a pessoa relata a presença de sintomas urinários tais como: frequência aumentada (a pessoa necessita urinar várias vezes ao dia), urgência miccional (desejo incontrolável de urinar), e urgeincontinencia (um desejo súbito e incontrolável de urinar,levando muitas vezes a perda de urina).
Estes três sintomas podem aparecer isolados ou juntos, ou seja, a pessoa pode apresentar somente um e/ou mais sintomas para ter bexiga hiperativa.
Algumas vezes os sintomas de Bexiga Hiperativa podem ser confundidos com cistite na mulher e em homens, principalmente os mais idosos, com problemas da próstata.
Para o tratamento, existem hoje medicamentos muito eficazes com dose única diária,que melhoram consideravelmente os sintomas desagradáveis desta doença.
Atualmente existe a NEUROMODULAÇÃO SACRAL PARA CONTROLE DA BEXIGA (fornecida pelo sistema InterStim).
A Bexiga Hiperativa é mais prevalente do que muitas doenças conhecidas.
A insatisfação do paciente com medicamentos orais leva a não adesão ao tratamento, pois os efeitos colaterais são as vezes muito intensos. Devido a este fator está crescendo as indicações para a Neuromodulação Sacral.
Este implante é feito na parte superior da nádega durante um procedimento ambulatorial minimamente invasivo.
Após o implante ocorre uma restauração da função pelo reestabelecimento da comunicação Bexiga- Cérebro.
A Neuromodulação sacral permite aos pacientes experimentar a função urinária restaurada. Ficando assim livre das fraldas.