A litíase urinária (pedra nos rins) é um problema até bastante comum no nosso meio.
O importante é fazermos a prevenção e o diagnóstico para não se perder tempo com tratamentos fúteis e que não vão resolver o problema.
A dor por um cálculo renal que por acaso migre para a bexiga através do ureter é inesquecível. Pois é uma dor muito forte que não tem posição que a alivie. Portanto, se uma dor deste porte aparecer com certeza nós procuraremos um médico. Porém tem alguns sinais que devem ser observados, e que podem aparecer antes de qualquer sintoma.
Como exemplo, a mudança de cor na urina, ou em um exame de laboratório nos depararmos com a presença de hemácias (sangue) na urina. Isto pode ser um sinal de que algo não vai bem com o nosso aparelho urinário, dentre eles a presença de pedra nos rins.
A maioria dos cálculos urinários é expelida espontaneamente pelas vias urinárias sem necessidade de nenhuma intervenção médica. Porém se for necessário algum procedimento, temos a Litotripsia Extra Corpórea por Ondas de Choque (LEOC), cirurgias endoscópicas e cirurgias percutâneas.
Existem também remédios que favorecem a expulsão dos cálculos urinários, portanto a indicação de procedimentos mais complexos deve ser feita com muito critério.
A melhor prevenção é ingerirmos muita água e diminuir a ingestão de sal.
Pacientes que apresentem mais que um cálculo renal, deverão fazer exames de laboratório. Que é a pesquisa metabólica, no intuito de achar a origem da formação dos cálculos e assim fazer um tratamento, para que não se formem novas pedras nos rins.