A Enurese noturna é o ato involuntário da criança urinar a noite durante o sono, duas ou mais vezes por semana, após os quatro ou cinco anos de idade.
Para ser considerada uma enurese pura, não poderá estar associada a nenhum outro sintoma urinário.
Há um certo grau de predisposição familiar, isto é, se algum dos pais ou ambos sofreram de Enurese na infância, a possibilidade dos filhos apresentarem o problema chega a 75%.
O fator psicológico é muito mais pelo fato da enurese existir, do que ser a causa da mesma, pois a criança à medida que cresce e continua a fazer xixi na cama maior será a possibilidade de ter problemas com sua auto estima, e ter a tendência de se isolar. Por isso é muito importante procurar o auxilio de um urologista para solucionar o problema.
O tratamento da enurese consiste no uso de medicamentos, hábitos em relação a beber líquidos à noite, e de estímulos como a criação do boletim da cama enxuta, em que se dão prêmios à medida que o problema diminui até desaparecer por completo.
Jamais punir uma criança por ter enurese,pois isto só vai piorar o problema.
Quando o único quadro apresentado pela criança é o xixi na cama durante o sono,após os 4 anos. Caso associado a este sintoma, tivermos urgência miccional, perda de urina durante o dia,dor ao urinar ou dor de barriga poderemos estar diante de uma doença mais grave, que necessite um tratamento mais urgente,portanto é importante que um médico sempre seja consultado.
Apesar da possibilidade da cura expontânea, é importante tratar, nao só pelo conforto familiar, como para recuperar o quanto antes a auto estima da criança e evitar problemas psicológicos mais graves no futuro.
Sim, porém poderá durar até os 12 anos em média,até a cura expontânea.