O câncer de bexiga acomete tanto homens quanto mulheres porem é mais freqüente em homens.
O principal sintoma do câncer de bexiga é a hematúria (urina com sangue) e na maioria das vezes totalmente assintomática, isto é, sem ardência ou dor.
A principal causa do câncer de bexiga é o cigarro.
A maioria dos tumores de bexiga é superficial, e são operados pelo canal da urina (Ressecção Trans Uretral), porém há casos da necessidade de se retirar toda a bexiga.
PÊNIS
O câncer de pênis tem uma relação direta com a má higiene.
A incidência de câncer de pênis em homens que retiraram o prepúcio (pele que recobre a glande) na infância, praticamente é nula.
Não significa que o prepúcio causa o câncer, mas sim os maus hábitos de higiene (vide ilustração).
RIM
Com o advento da Ultrassonografia e outros métodos diagnósticos por imagem, cerca de 90% dos tumores renais são achados ocasionais. Portanto em seus estágios iniciais, com grande possibilidade de cura, com o tratamento cirúrgico.
TESTÍCULO
O câncer de testículo, geralmente é unilateral, e é de origem embrionária, se manifestando em homens em idade entre os 15 e 40 anos.
O testiculo se apresenta mais sensivel e doloroso,com aumento de volume,endurecido ou disforme com nódulo palpável.
Fazer um diagnóstico precoce é de suma importância devido ao grande potencial de cura destes tumores, quando abordados de maneira correta.
Jovens que quando crianças tiveram Criptorquidia (Testículo que não desce na bolsa escrotal), apresentam maior probabilidade de apresentarem um câncer de testículo na puberdade
Uma boa higiene é a melhor prevenção para o cancêr de penis.
Ao aparecimento de qualquer ferida no pênis procure o médico urologista
O cigarro é o principal responsavel pelo aparecimento do câncer de bexiga