Este método terapêutico está no rol dos tratamentos mais avançados para Bexiga Hiperativa (urgência para urinar,com ou sem incontinência). O implante do neuro- estimulador é indicado quando a terapia medicamentosa falhou ou não foi tolerada pelo paciente.
Este tratamento, atualmente, é realizado em duas etapas distintas com um intervalo de 1 a 2 semanas entre a 1ª fase que é chamada de fase de teste.
Se na 1ª fase ocorre uma melhora de em torno de 50% dos sintomas, o paciente é candidato ao implante definitivo. Este aparelho é implantado com anestesia local com mínima sedação através da colocação de um eletrodo em um nervo em S3.
Feito isso é instalado o aparelho externo (sem fio) facilmente manobrado pelo paciente com revisões realizadas pelo médico e/ou técnico especializado para tal.
Para a indicação deste implante o médico segue os seguintes passos:
- avaliação clínica: incontinência, dor pélvica, escape de urina e/ou sensação de escape, sem causas aparentes;
- encaminhamento para fisioterapia pélvica e tratamento medicamentoso em torno de 4 a 8 semanas;
- reavaliação: se falha as opções acima podemos optar por Neuro Estimulação Tibial Percutânea, Neuro Estimulação Sacral ou Toxina Botulínica.
As evidências clínicas demonstram que a NEURO MODULAÇÃO SACRAL tem eficiência superior as anteriores com ótimos resultados e minimamente invasiva.