Esta doença ocorre no pênis e se caracteriza por uma placa endurecida no corpo deste. Pode estar localizada tanto na face ventral como dorsal, causando uma curvatura às vezes bastante acentuada, podendo inclusive prejudicar uma penetração adequada ou até mesmo chegar ao ponto de ser impossível a relação sexual.
O início desta doença pode se manifestar com dores durante as ereções, seguido do aparecimento de uma placa endurecida,com progressivo encurvamento peniano. As causas desta doença ainda não estão bem esclarecidas, porém há uma relação com trauma, diabetes e o uso de alguns medicamentos, como também com niveis baixos de testosterona ( hormônio sexual masculino).
Os tratamentos disponíveis são vários e têm como principal objetivo impedir a evolução da placa, tirar a dor, e estabilizar a curvatura do pênis, para que se tenha uma relação sexual satisfatória. Existe como última opção o tratamento cirúrgico, que só deve ser indicado nos casos extremos, em que a curvatura é tão acentuada que o intercurso sexual se torne impossível.
O tratamento cirúrgico é um deles, porém só é indicado em último caso.Existem tratamentos que vão desde a ingestão de determinadas vitaminas, até o uso de injeções nas placas ou até mesmo determninados aparelhos, que poderão melhorar significadamente a curvatura peniana.A cirurgia só será indicada após todos estes tratamentos, ou quando a curvatura for muito intensa ou os tratamentos conservadores não surtiram resultados.