A Hiperplasia Prostática (HPB) é o aumento da próstata que ocorre com o envelhecimento do homem. A próstata é uma glândula que se localiza no trajeto da urina, entre a bexiga e a uretra masculina.
Com o passar do tempo este aumento poderá provocar alguns sintomas no trato urinário inferior tais como jato fraco, fino, noctúria (acordar a noite para urinar) podendo culminar com a retenção urinária. Nos casos mais avançados poderá ocorrer perda da função renal, infecções urinárias mais graves como por exemplo a pielonefrite (infecção dos rins) . Vale ressaltar que com estes sintomas é importante procurar o urologista, porém a ausência destes sintomas, não dispensa a consulta urológica após os 50 anos, pois o risco do câncer permanece, por que este é assintomático.
Quanto ao tratamento, é importante saber que nem sempre será necessário a cirurgia para solucionar este problema, pois na atualidade temos tratamentos medicamentosos com excelentes resultados; principalmente se o problema é detectado na sua fase inicial.
Quanto à avaliação esta é feita através do toque retal, exame de PSA (Antígeno Prostático Especifico) e em algumas situações se recomenda a Urofluxometria, que é o exame que mostrará como está o fluxo urinário, com mais precisão; inclusive para avaliar o resultado do tratamento, cirúrgico ou medicamentoso. Além deste em alguns casos se recomenda o Estudo Urodinâmico completo, principalmente para medir o fluxo-pressão.
A primeira escolha em casos iniciais será o tratamento medicamentoso. O que orientará o melhor tratamento, além do volume prostático será o resíduo pós miccional (a urina que sobra após urinar) que é medida pelo Ultrassom.
Atualmente, além da cirurgia aberta há outros tratamentos sendo o Padrão Ouro a Ressecção Trans Uretral, há também o Green Laser, o laser com maceração prostática e a embolização prostática, indicada para próstatas de maior volume sendo cada caso estudado.
Não é raro após uma cirurgia da próstata por HPB, o paciente ter uma ejaculação retrógrada, isto é, no momento da ejaculação o esperma cair para dentro da bexiga.
Porém o esperma sairá depois na urina. Vale ressaltar que isto não trará nenhum prejuízo para a saúde, e é uma decorrência da alteração anatômica e funcional da próstata após a retirada da sua zona central. Alguns medicamentos usados pra melhorar o fluxo urinário, também poderão causar ejaculação retrógrada.
Dos procedimentos cirúrgicos para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), o padrão é a Ressecção Trans Uretral, que é a cirurgia endoscópica (pelo canal da urina) de fragmentos da glândula até a retirada total da zona central da próstata.Eventualmente em próstatas muito grandes ,o cirurgião poderá optar por uma cirurgia convencional.
O tratamento da HPB está indicado principalmente nas seguintes situações:
1) Quando ao exame de ultrassom, verifica-se uma sobra de urina após a micção, igual ou superior a 100 ml.
2) Quando ao exame de urina se constata uma infecção urinaria sem outras causas.
3) Em casos de retenção urinaria, causada pelo aumento da próstata.
O melhor tratamento (clinico ou cirúrgico) será decidido em comum acordo com o urologista e o paciente,avaliando os riscos e benefícios de cada indicação.
Sim. Pois na cirurgia por HPB, a parte da próstata que é retirada é a zona central. Portanto mesmo após a cirurgia os pacientes necessitam continuar a fazer uma avaliação anual com o Exame Digital (toque retal) da Próstata e a dosagem do PSA ao menos até os 75 anos.