O Câncer de Próstata é a segunda causa de morte por câncer no homem e atinge grande parcela da população masculina após os 50 anos.
O câncer de próstata em sua fase inicial é assintomático,e é neste momento que o diagnóstico é importante, pois se detectado tem alta probabilidade de ser curado com o tratamento adequado.
Por praticamente não apresentar sintomas, a partir desta idade, o exame de toque retal e o de sangue (PSA) são recomendados pelo menos 1 VEZ POR ANO.
A importância do diagnóstico precoce é que com o tratamento a cura total chega a 90% dos casos.
O diagnóstico precoce é feito pelo:
Toque (exame de próstata) + PSA (antígeno prostático específico, exame de sangue).
Se realizado somente o exame de sangue (PSA) poderemos deixar de fazer o diagnóstico em aproximadamente 40% dos homens.
Hoje, recomenda-se que o primeiro exame seja aos 40 anos. Se o resultado for normal, repetir aos 45 anos. Após os 50 anos deve-se fazê-lo anualmente.
* 40% dos homens com PSA (exame de sangue) NORMAL poderão ter um nódulo de câncer na próstata, só detectado pelo toque retal;
* todos os homens com antecedentes familiares de câncer de próstata, devem realizar os exames preventivos a partir dos 40 anos;
* evitar a obesidade;
* adquira uma dieta saudável, rica em vegetais, frutas frescas e fibras, reduzindo o uso de sal e gorduras, evitando o uso de conservas, defumados e alimentos industrializados.
De acordo com varias pesquisas apresentadas no AUA Meeting em Chicago 2009, já existe hoje uma medicação que previne o cancer de próstata. Vale a pena consultar com seu urologista.
O tratamento para o câncer de próstata irá depender do estágio em que se encontra a doença. Para o câncer diagnosticado na sua fase inicial o melhor tratamento ainda é a cirurgia, que poderá ser a cirurgia convencional ou a cirurgia vídeo laparoscópica tradicional ou robótica. Outros tratamentos poderão ser por Radioterapia Convencional ou a Braquiterapia. O melhor tratamento a ser escolhido será definido entre o médico urologista e seu paciente, pois há vários fatores envolvidos, e cada caso deverá ser avaliado individualmente.